No ar
Programação
Dia do consumidor: Embasa e Coelba lideram ranking reclamações no PROCON
Feira de Santana

Dia do consumidor: Embasa e Coelba lideram ranking reclamações no PROCON

Dia do consumidor: Embasa e Coelba lideram ranking reclamações no PROCON

No dia 15 de março é celebrado o dia do consumidor. A data faz referência a um discurso do ex-presidente estadunidense John F. Kennedy, realizado em 15 de março de 1962 nos EUA, em que ele falou sobre uma relação justa entre empresas e consumidores e como isso poderia ser bom para ambos.

No mesmo dia, mas em 1983, a data passou a ser comemorada nos EUA, dando origem ao Dia do Consumidor. No Brasil, o Dia do Consumidor ficou mais popular depois da criação do Código de Defesa do Consumidor em 1990. Foi por meio desse documento que a população passou a saber melhor quais direitos tem enquanto consumidores.

Nos últimos anos, a data passou a ter finalidade comercial, com muitas lojas e empresas adotando-a como um dia de promoções.

Comemorações à parte, durante o ano inteiro o Procon (Superintendência de Proteção ao consumidor) atua fiscalizando e acolhendo denúncias de consumidores que têm os seus direitos desrespeitados.
O Procon de Feira de Santana divulgou o ranking de empresas com maior número de reclamações no ano de 2023. A Embasa ocupa o topo da lista, segunda da Coelba. Em seguida vem empresas de telefonia como a Claro e a Tim e Bancos completam o “TOP 1p”.
Confira lista completa:

  1. EMBASA –  1.551 reclamações
  2. COELBA – 1.273 reclamações
  3. CLARO S/A  – 348 reclamações
  4. BANCO BRADESCO – 267 reclamações
  5. BANCO ITAÚ – 146 reclamações
  6.  TIM CELULAR S.A. – 104 reclamações
  7. HIPERCARD  – 92 reclamações
  8. BANCO BMG  – 88 reclamações
  9. BANCO SANTANDER – 79 reclamações
  10. BANCO PAN – 64 reclamações