Micareta de Feira 2024 já tem data marcada
14/11/2023 13:46
Na manhã desta terça-feira (14) foi definida de forma unânime em reunião no Mercado de Arte Popular (MAP), a data da realização da Micareta de 2024.
O evento será realizado nos dias 18, 19, 20 e 21 de abril. O arrastão está mantido e acontece na segunda-feira, dia 22. O Esquenta Micareta segue em 2024, com local a ser definido.
A reunião foi presidida pelo secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Jairo Carneiro Filho e contou com a presença de representantes de grupos culturais afro, reggae e samba, barraqueiros, artistas, empresários e profissionais de imprensa, dentre outros.
Outros assuntos também foram debatidos na reunião e serão levados para discussão com outros setores:
- A criação de um palco em homenagem a Jorge de Angélica – ícone da música feirense.
- A criação de um concurso para escolher a música da Micareta.
- A abertura de espaço para outros segmentos culturais da cidade, como forma de unir as diferentes manifestações.
- A presença de evangélicos no evento. A ideia seria a realização de uma “Caminhada da Paz” com o intuito de evangelizar.
Ao fim das discussões, “o balanço foi positivo”, disse o secretário Jairo Filho. Os presentes elogiaram a antecipação da Prefeitura quanto à organização do evento.
“A gente precisa cada vez mais melhorar e trazer novidades que sejam positivas. O que não deu certo esse ano a gente pode substituir. Teremos mais tempo para se planejar”, disse o secretário.
O empresário Valter Lima, responsável pelo bloco ‘Lá Vem Elas’, discordou da data anunciada. Segundo ele, a realização da micareta no mês de abril precisa ser repensada.
“Eu sempre entendo que o carnaval de abril já está já está necessitando de uma revitalização. O m6es de abril, historicamente é um mês chuvoso, isso atrapalha as pessoas que fazem o camarote, o ambulante porque diminui o consumo de cerveja, o bloco, o trio. É um mês de baixa estação, as pessoas não costumam viajar nesta época do ano. O verão que é o período que as grandes festas acontecem, por isso e a gente acredita que seja melhor em setembro ou outubro”. Defendeu o Empresário
O cantor Guda Moreno, da Quixabeira da Matinha, destacou a importância de se discutir a realização da micareta com antecedência.
“Anunciar com antecedência é importante, porque assim que termina uma, a outra já deve estar sendo organizada, mas é boa boa iniciativa da Secretaria que vem dialogando pra gente ter tempo de fazer ‘as correrias” para essa festa que é uma das uma das maiores manifestação culturais do país”.
O cantor e compositor Jorge de Angélica, que morreu recentemente, foi citado diversas vezes na reunião. Os participantes ressaltaram a necessidade de se homenagear um dos maiores nomes do reggae da história de Feira de Santana na micareta do próximo ano.
O vereador Petrônio Lima, do Republicanos, afirmou que apresentou um projeto de lei para valorização dos artistas locais que, caso aprovado, receberá o nome de ‘Lei Jorge de Angélica’.
“Apresentei na câmara uma projeto que se chamará Lei Jorge de Angéilca, que não permitirá que os artistas locais recebam menos que 5% do cachê dos grandes artistas e que determinará que 60% das atrações das festas do município sejam compostas por artistas da terra”. Afirmou.

leia também



