No ar
Programação
Presidente Vladimir Putin sanciona lei que proíbe mudança de sexo na Rússia
Internacional

Presidente Vladimir Putin sanciona lei que proíbe mudança de sexo na Rússia

Presidente Vladimir Putin sanciona lei que proíbe mudança de sexo na Rússia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou uma lei que proíbe as cirurgias de afirmação de gênero no território russo. A lei foi publicada no portal oficial de informações jurídicas nesta segunda-feira (24).

O documento complementa a lei de proteção à saúde dos cidadãos russos com uma disposição que proíbe as intervenções médicas e o uso de medicamentos voltados para a troca de gênero.

A proibição não se aplica a intervenções médicas relacionadas com o tratamento de anomalias de nascimento e mau desenvolvimento em crianças, bem como doenças genéticas e endócrinas associadas a distúrbios de diferenciação sexual em crianças. As decisões sobre tais intervenções serão tomadas por comissões médicas das organizações do Ministério da Saúde russo.

Segundo a lei, uma troca de sexo por qualquer um dos cônjuges em um casamento é motivo para o divórcio. Além disso, as pessoas que mudam de gênero não podem ser pais adotivos ou cuidadores de crianças.

De acordo com a nota explicativa, a lei visa defender os valores constitucionais morais e familiares da sociedade russa e proteger a saúde das pessoas, especialmente das crianças.

A lei entra em vigor na data de sua publicação. Não se aplica a pessoas que mudaram de gênero antes de entrar em vigor.

 

 

 

 

Fonte: TASS
Foto: Alexei Druzhinin